PL dá aval para apoiar nomeação de Zanin
Parlamentares aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pretendem apoiar o nome de Cristiano Zanin para ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) como parte de uma “estratégia”. Segundo a colunista Bela Megale, do jornal O Globo, a ideia é que o suporte ao advogado seja decisivo para reconstruir pontes com o Poder Judiciário.
Para isso, o Partido Liberal (PL), comandado por Valdemar Costa Neto, já liberou sua bancada no Senado para votar como bem entender. O ex-presidente Bolsonaro, inclusive, estaria ciente da estratégia e não fez objeções a ela.
Entre figuras políticas que já teriam decidido apoiar Zanin estão os senadores Carlos Portinho (PL-RJ) e Rogério Marinho (PL-RN), além do ex-assessor especial da Presidência da República José Vicente Santini e do ex-ministro da Pesca de Bolsonaro, Jorge Seif Júnior (PL-SC).
O ministro André Mendonça, indicado por Bolsonaro ao STF, também está diretamente envolvido no movimento, ajudando a desfazer resistências ao nome de Zanin em meio a evangélicos.
Valdemar Costa Neto também já teria feito elogios ao indicado do presidente Lula (PT) nos bastidores.
Há, por outro lado, figuras políticas conservadoras que se opõem à estratégia, como a ex-ministra e senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e o senador Magno Malta (PL-ES).
Zanin visa conseguir ao menos 49 votos favoráveis a ele no Senado, necessitando, assim, do apoio de parte da bacada do PL. Na prática, ele precisa do suporte de ao menos 41 dos 81 senadores.
Pleno Bews
Comentários
Postar um comentário